quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Quais destes maus hábitos você tem praticado?

Quais destes maus hábitos você tem praticado?

10 atitudes que podem estar sabotando o seu desenvolvimento profissional


Numa de suas palestras, o bispo Jadson Santos, responsável pelo Congresso Financeiro, enumerou algumas manias que impedem muitos de vencer profissionalmente. Coisas que, segundo ele, somente um amigo verdadeiro teria coragem de falar.
Saiba quais são essas manias e identifique em que você tem falhado:
Mania de bondade - Existem pessoas que querem ser boas demais e acabam se prejudicando.  Vivem enroladas por culpa dos outros, devido a essa mania de bondade. Você tem de aprender a falar NÃO.
Brincar demais – O trabalho não é lugar de brincadeiras, de fazer piadas. Tem hora e lugar para tudo.  No trabalho você deve agir com seriedade, do contrário, não terá a credibilidade e o respeito dos colegas, do seu gestor ou dos seus subordinados.
Ociosidade – Há pessoas que têm o péssimo hábito de fazer “corpo mole” no trabalho. Não cumprem com as suas responsabilidades e ainda atrapalham outros funcionários que querem cumprir as deles. O bom profissional não deixa para amanhã aquilo que pode e deve ser resolvido hoje.
Irresponsabilidade - Muitos têm a mania de pegar algo emprestado e não devolver, ou devolver apenas quando são cobrados. E quando devolvem, devolvem quebrado, por exemplo. Isso sem contar aqueles que não devolvem e ainda emprestam para terceiros aquilo que não é deles. Seja responsável. Quando pedir algo emprestado, devolva em perfeito estado e sem que seja necessário a pessoa que emprestou cobrar.
Fofocas – Não fale da vida alheia. Não se deve falar da vida dos outros em nenhum momento, quanto mais no local de trabalho. Esqueça o que os outros estão fazendo, foque em você. Invista o seu tempo no seu crescimento pessoal e profissional. “Cuide de sua vida e vá em frente”, aconselha o bispo.













Espaçosa demais – É uma pessoa inconveniente, que não sabe se colocar no seu devido lugar. Interrompe a conversa dos outros, entra onde não foi convidada, mexe na mesa dos outros. Enfim, não tem educação.
Fala alto – Todos notam quando uma pessoa assim chega. É possível ouvir a voz dela de longe. Todos ouvem suas conversas, simplesmente porque ela fala alto demais. Treine sua voz. Fale num tom baixo e agradável. Discrição é indispensável àqueles que almejam vencer na vida.
Má aparência – Uma boa apresentação é fundamental para quem deseja ser bem-sucedido em qualquer área da vida. O mau hálito, por exemplo, é um problema sério. Às vezes, a pessoa não percebe, mas os outros sentem e é desagradável. Por isso, você precisa se cuidar, investir na sua aparência.
Apresentação – Todos nós já ouvimos aquela frase: “A primeira impressão é a que fica.” Imagine então aquela pessoa que vai fazer uma entrevista de emprego e entrega um currículo todo amassado? Ou vai a uma reunião de trabalho com a roupa toda amarrotada e suja? Qual impressão ela vai deixar? De uma pessoa relaxada, desinteressada e descompromissada, claro.  O currículo dela certamente terá como destino o lixo.
Falta de profissionalismo – Um atendimento de qualidade é o melhor cartão de visita da sua empresa.  Ainda que a empresa seja na sua residência, aja como se ela estivesse localizada no principal ponto comercial do bairro. Seja profissional.  Se você não tem uma linha telefônica exclusiva para a empresa, quando o telefone tocar, atenda identificando a empresa, e com um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. Isso, certamente dará credibilidade ao seu negócio e fará a diferença na hora de alguém contratar seus serviços ou comprar o seu produto. Agora, imagine o seu filho atendendo: “Alooô!”; “Peraí!”; “Mãeeeeê!” Na melhor das hipóteses, seu cliente vai achar que ligou errado e desligará o telefone. E você poderá ter perdido uma ótima oportunidade de negócio.






Aos finais de semana, a rotina de muitas mães é a mesma; visitar o filho internado na Fundação Casa. Certamente, não foi o que elas planejaram para o futuro deles, mas muitas vezes, estar ali é o sinal de uma nova chance. Quantas mães, que perderam os filhos para o tráfico e a criminalidade, queriam ter a oportunidade de poder vê-los com vida, mesmo sendo atrás das grades.
Para alguns, a visita é um ponto de contato com o mundo lá fora, distante dos muros da construção antiga da Fundação. Para outros, revê-los é aumentar a dor da ferida que continua aberta. E isso é visto em cada olhar, no coração apertado de uma mãe que não sabe quando vai poder cobrir o filho novamente na cama quentinha... Esse foi o desabafo de uma mãe que prefere não se identificar; “Eu peço para não fecharem o portão, porque ele ainda não chegou ... aí, eu lembro que ele não tá mais com a gente”. Outra mãe não esconde a dor em dizer que os cuidados que oferecia ao filho na infância eram bem diferentes dos que ele recebe hoje internado – “tava com febre dava um remedinho, quando se machucava, ganhava um beijo e tudo passava ... E agora, quem cuida dele?”
Na maioria dos casos, essas mães não têm culpa de ter os filhos internados. Eles, influenciados por outras pessoas, trilharam o caminho sombrio do crime, mas são elas que pagam o preço, diga-se de passagem, alto demais.
Na longa fila de mães, uma gestante que concorda com a revista policial –procedimento feito aos visitantes para constatar se não trazem objetos proibidos aos presos - mas se sente humilhada ao ser expor com outras mães.
Para uma parte da sociedade, esses menores infratores não têm mais jeito.


E é na contramão que o grupo de Evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus aposta na recuperação desses adolescentes. Os voluntários abrem mão do descanso do final de semana para confortar essas famílias. “Passeio” esse que não tem preço e já faz parte da rotina.
No último sábado, além de oferecer roupas e calçados às famílias, o grupo distribuiu marmitex com feijoada na saída das visitas. Motivo de grande alegria, já que o almoço é incerto em algumas dessas casas. Para o pastor Geraldo Vilhena, responsável pelo trabalho de Evangelização na Fundação Casa de São Paulo e os voluntários da IURD, nada mais gratificante do que estar na própria folga ajudando esses lares que não sabem o que é ter paz há muito tempo.



Um comentário:

  1. Este trabalho tem levado uma palavra de fé para almas aflitas. A recompensa é ver famílias transformadas e libertas pelo poder de Deus.

    ResponderExcluir