sábado, 28 de maio de 2016

Para a fé não há fronteiras

Para a fé não há fronteiras
Há 25 anos, a Universal leva ajuda humanitária e espiritual à população do continente africano. A construção de um novo templo no Malawi é mais um passo visando ajudar aos necessitados


publicado em 08/05/2016 às 00:05.

Janaina Medeiros / Fotos: Cedidas

 

Quando pensamos no continente africano logo vem à mente a pobreza que assola a maioria dos países. As dificuldades de sobrevivência, muitas vezes, são vistas como obstáculos para quem deseja levar apoio à população que sofre com a miséria. No entanto, apesar dos sacríficios, os voluntários da Universal têm ajudado a transformar a realidade de milhões de africanos há mais de duas décadas.

Todos os dias, dezenas de países e aldeias recebem apoio espiritual e material, como Malawi, um pequeno país com 14 milhões de habitantes, localizado no sudeste da África. Lá, a fome impera há muitos anos. Mas, nos últimos meses, tem sido avassaladora. Em abril deste ano, o presidente, Peter Mutharika, declarou que o país passa por um “estado de catástrofe natural”, por causa da forte seca que atinge a região há cerca de um ano. Em razão disso, a colheita de milho teve queda de 12% em relação a 2015, o que gerou escassez de alimentos e inevitavelmente demandará ajuda humanitária neste ano e em 2017.

No Malawi, há mais de 20 anos, a Universal auxilia os que sofrem com a realização de trabalhos sociais, como a distribuição de alimentos e outros cuidados. Contudo, o apoio não é apenas material: voluntários também levam à população ensinamentos de como obter uma nova vida por meio da fé racional.

Para conseguir ir mais longe, desde fevereiro de 2015, um templo da Universal está sendo construído na cidade de Blantyre, a segunda maior do país. O pastor Richard Correa, responsável pelo trabalho no Malawi, explica que o projeto, que tem previsão para ser concluído em agosto, é audacioso: “Hoje, as nossas igrejas são pequenas e, por isso, temos que fazer muitas reuniões ao dia para comportar a quantidade de pessoas que procuram ajuda. Essa catedral vai possuir uma estrutura jamais vista em nenhuma outra denominação do país”.

 


O novo templo terá capacidade para 900 pessoas, batistério com acesso a vestiários, Escola Bíblica Infantil (EBI) com três salas divididas por faixa etária, banheiro para portadores de necessidades especiais, salão para conferências para 300 pessoas e centro de ajuda coletiva para pessoas carentes.

No subsolo, haverá um espaço para os projetos do grupo Força Jovem Universal e no pátio um amplo e seguro estacionamento. Em todas as entradas, existirão rampas para facilitar o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção.
Apesar dos problemas no Malawi, não existem barreiras para ensinar à população de que forma ela pode mudar de vida. “A religiosidade tem mantido muitas pessoas longe da verdade, mas estamos trabalhando para levar a Salvação a todo o povo”, aponta o pastor Richard.

Apoio em todas as áreas

Em todo o continente africano, diversas atividades contribuem para a mudança das condições de vida das pessoas. O bispo Marcelo Pires, responsável pela Universal na África do Sul, explica que os projetos sociais são os mesmos desenvolvidos no Brasil: “A Universal é a mesma em todos os lugares do mundo, pois o Espírito é um só. Possuímos todos os grupos evangelísticos, mas os adequamos à realidade de cada local.”

Projetos como Raabe, Godllywood, Mães em Oração e Mulheres em Ação estão em evidência pelo continente, bem como grupos de evangelização nas ruas, nos hospitais, asilos e presídios. “Um trabalho muito especial que o grupo do presídio realiza na África do Sul é o curso do livro Nada a Perder, do Bispo Macedo, que ajuda na recuperação de detentos”, destaca o bispo Marcelo.

Eventos também são realizados para levar a fé a todos os cantos. “Na Wedding Expo, que aconteceu na África do Sul, disponibilizamos sessões de aconselhamento matrimonial gratuito. Além do atendimento, levamos o material do livro Casamento Blindado e Escola do Amor, nos quais baseamos o trabalho feito no estande”, diz o bispo.

O retorno da população e das autoridades locais tem sido positivo. Prova disso foi a presença do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, no evento “Amandla ngawethu” (“Poder para nós” no idioma zulu), realizado em março deste ano, que recebeu mais de 140 mil pessoas em dois estádios simultaneamente. Segundo o bispo Marcelo, em discurso, Zuma mencionou que “a Universal é uma instituição séria, que gostaria de ser membro dela e que a ama”.

O bispo ainda salienta que em todos os trabalhos sociais que a Universal realiza são passados à população ensinamentos sobre a fé verdadeira. “Qualquer que seja o lugar, não ajudamos apenas fisicamente, mas mostramos o quão realizadas as pessoas podem ser espiritualmente, mesmo diante de tantas dificuldades.”

Além dos limites

Assim como na África do Sul, grandes eventos são realizados em diversos países. Em Angola, por exemplo, 80 mil pessoas se reuniram em uma concentração de fé e obtiveram a libertação de problemas. Lá, os voluntários da Universal não encontram objeções para ensinar a fé baseada na Palavra de Deus. “Nosso trabalho é bem-aceito em Angola. Não temos rejeição do povo”, explica o bispo Luiz André Braga, responsável pela Universal no país.

A boa receptividade da população fez que a instituição conseguisse avançar com o trabalho evangelístico em mais de 70% do território africano. No entanto, é preciso enfrentar várias dificuldades. Na República do Congo, por exemplo, é preciso driblar a atuação de “falsos pregadores”. “As pessoas acabam sendo influenciadas e ficam cegas em sua fé. Trabalhamos para trazer a fé verdadeira ao povo”, destaca o pastor responsável, Antonio Cesar Fernando.

Em outros países, como Moçambique, tanto os costumes religiosos quanto os vários idiomas e dialetos nunca foram empecilhos para a propagação da Palavra de Deus. “Em vários pontos não se fala a língua nacionalizada do país e para o próprio pastor africano a comunicação é difícil. Apesar disso, não há nenhuma dificuldade que não possamos vencer”, destaca o bispo Jean Santos, da Universal de Moçambique.

Saiu da miséria e mudou de vida

 


Siviwe Mpegsi, conhecido como Chippa, passou fome quando morava em um “barraco” com sua esposa, em Capetown, na África do Sul.

Logo que chegou à Universal, conseguiu um trabalho como segurança e, aos poucos, foi entendendo como aplicar os ensinamentos de Deus para ter uma nova vida.

Com esforço e trabalho duro, abriu uma empresa de segurança com 500 funcionários. Entretanto, as humilhações que sofria de seu sócio eram constantes. Então, revoltado com a situação, aprendeu a expressar a fé inteligente e obteve, definitivamente, a mudança de vida.

Hoje, Chippa tem uma empresa com mais de 6 mil funcionários, 100 caminhões, várias propriedades, uma emissora de rádio, um estádio, localizado ao lado do “barraco” onde morava, e um time de futebol. “Esse time era de várzea, mas, depois de uma Fogueira Santa, passou a ser de primeira divisão.”

Agora, ele entende como deve continuar procedendo para ser feliz: “O meu segredo para a transformação vem da obediência a Deus”, finaliza.






UNIVERSAL a UNIVERSIDADE da fé realiza batismo e Santa Ceia na Fundação CASA.




Fundação Casa Vila Maria UI Paulista, recebeu nesta última quinta-feira voluntários da UNIVERSAL, que levaram uma noite toda especial, através do batismo nas Águas junto com a Santa Ceia, para realizar o batismo nas Águas esteve presente o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador de Evangelização nas unidades da Fundação Casa de São Paulo, que fez orações de libertação, para que houvesse uma transformação na vida de cada adolescente, após a oração de libertação, houve um grande clamor pelo derramamento do Espírito Santo, no qual cada adolescente, buscou com todo fervor pelo novo nascimento, e houve uma imensa alegria da parte de cada adolescente. em seguida o Pastor Geraldo deu uma palavra sobre o significado da Santa Ceia, 1 coríntios 11,23,24,25,26,27,28, o trecho que mais chamou a atenção dos meninos, foi Examine-se, pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice, porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação não discernindo o corpo do SENHOR. E falou mais que através do pão e do suco de uva após apresentado os elementos para o Senhor Jesus fica abençoado, e é feito em memória do sacrifício dele na cruz do calvário. na medida que cada um participava houve uma alegria da parte de cada adolescente.
Em seguida os adolescentes foram encaminhados para cumprir as escrituras sagradas sobre o batismo nas águas, o Pastor Geraldo Vilhena explicou o significado sobre o batismo nas águas e sobre a importância do novo nascimento, de levar uma vida reta longe das más companhias e das drogas, e ao todo foram batizados sete jovens, para finalizar os funcionários agradeceram a nossa presença e relataram uma mudança após o trabalho que vem sendo realizado na Fundação Casa.


Que Deus abençoe estes jovens.

2 comentários:

  1. Realmente só através da ajuda de Deus a pessoa pode conseguir abandonar a vida errada só através da fé no Senhor Jesus pode haver uma libertação completa de toda ação do mal, e ser uma pessoa com a vida totalmente transformada e feliz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Deus por mais um jovem que tomou a maior decisão de sua vida a de se batizar, largar a vida errada e entregar a sua vida para o Senhor Jesus, podemos ver o fruto do trabalho dos voluntários da UNIVERSAL.

    ResponderExcluir